
O sistema de segurança deve ser planejado de acordo com o ambiente. O que é aplicado para uma loja não vale para condomínios. Aqui vamos explicar todo os benefícios de contratar uma empresa que cuide dessa questão, além de detalhar o funcionamento dos diferentes equipamentos que podem ser utilizados.
Como funciona um sistema de segurança?
O sistema de segurança deve ser desenvolvido de acordo com o ambiente. Por exemplo, se for um condomínio é interessante a presença do Circuito Fechado de Televisão (CFVT) por meio de câmeras IP, caso seja uma residência, as câmeras analógicas dão conta do recado.
E claro, o sistema de alarmes faz parte deste conjunto. Diversos sensores podem ser espalhados por todo o local a ser monitorado. Se algum invasor tentar entrar no ambiente, logo as sirenes serão acionadas. E instantaneamente a central de monitoramento será avisada, para que possam tomar providências.
Vantagens do sistema de segurança
O sistema de segurança servirá para inibir a atitude de criminosos. O objetivo é aumentar a percepção dos riscos que estarão sujeitos caso pratiquem uma ação inadequada. A psicologia indica que a tendência é procurarem por alvos mais fáceis, então ao identificar uma placa de alarme ou de câmera, provavelmente irão desistir.
Esse sistema poderá detectar situações indesejadas. Os equipamentos eletrônicos são inteligentes e por meio de seus sensores conseguem enviar avisos para a central de monitoramento. O preço das câmeras caiu muito, e existem até modelos com áudio, capazes de trazer ainda mais possibilidades na vigilância.
Outra vantagem do sistema de segurança é a possibilidade de reação. E isso pode ser feito de duas maneiras, através da equipe de segurança que está conferindo as imagens ou então por meio do acionamento da segurança pública. Se bem instalado, esse tipo de atitude será tomada rapidamente, evitando maiores problemas ao patrimônio.
Cerca elétrica
Além dos alarmes e das câmeras de segurança, podemos citar as cercas elétricas como boas opções para o sistema de segurança. Em São Paulo elas devem ficar a 2,20 metros do chão. Não possuem a capacidade de levar uma pessoa ao óbito, mas são interessantes para impedir atitudes criminosas.
O que diz a lei?
Para evitar problemas judiciários é ideal instalar placas indicando a presença do alarme, da câmera de segurança e da cerca elétrica. Se alguém tentar uma atitude inadequada, estará ciente da condição que irá encontrar ao invadir uma propriedade privada.
Como montar um bom sistema de segurança?
Para cada ambiente existirá um planejamento específico, que poderá ser feito por profissionais experientes em segurança. Em muitos casos é mais interessante contratar uma empresa para tomar conta dessa questão do que lidar com tudo sozinho.
A Lionfy é uma empresa que trabalha com câmeras de monitoramento e alarmes, garantindo a segurança de empresas, condomínios e residências. Se você tiver interesse neste serviço basta solicitar um orçamento clicando aqui.