
Mesmo que um apetrecho ou um determinado equipamento acabe contribuindo para a uma maior segurança de sua casa, não dá para simplesmente instalá-lo sem antes consultar as regras que o regem. Dessa forma, é importante sempre estar atento às normas referentes à equipamentos de segurança residenciais e comerciais, e é por isso que você deve conhecer quais são as regras para a instalação de cerca elétrica.
O que é exatamente uma cerca elétrica?
Uma cerca elétrica ou eletrificada é basicamente uma barreira que utiliza de correntes e choques elétricos para fazer com que pessoas ou animais não ultrapassem determinados locais. Estas cercas costumam ser utilizadas em locais industriais muito específicos, e o efeito de sua corrente pode acabar causando um desconforto bastante acentuado e doloroso.
Qual a regulamentação de uma cerca elétrica?
A cerca eletrificada possui uma Legislação Federal e, também, municipal, em que o município fica com a parte de regulamentação de obras e questões envolvendo edificações e, o Estado, disponibiliza algumas normas básicas para o funcionamento destas. Algumas características compõem a regulamentação de uma cerca elétrica, são elas:
Instalação e manutenção por pessoa habilitada
Apenas pessoas devidamente habilitadas podem realizar todo o procedimento de instalação e manutenção de cercas elétricas em locais industriais ou, até mesmo, residenciais. Alguns municípios exigem que o profissional que executar este serviço possua cadastro no CREA, enquanto outros exigem a Responsabilidade Técnica por parte do instalador.
De qualquer forma, o obrigatório mesmo é que as Normas de Segurança sejam todas cumpridas no momento da instalação, independentemente da exigência de cada município. Assim, o profissional deverá respeitar corretamente as regras para que nenhuma vida, seja à dele ou de terceiros, seja colocada em risco.
Eletrificadores normatizados pelo INMETRO
Os eletrificadores precisam ser normatizados pelo INMETRO, ou seja, apresentar um choque pulsante ou intermitente, nunca contínuo, com uma potência máxima de 5 joules e amperagem de 0,02 ampère.
Cerca elétrica com aterramento
A parte mais importante de um sistema de cercas eletrificadas é sem sombra de dúvidas o sistema de aterramento, já que, caso este não esteja devidamente instalado, toda a questão de eficiência da cerca estará comprometida. Por isso, é importante não usar o aterramento de casa e contar sempre com um ou dois fios aterrados – já que, desta maneira, eles trarão mais segurança e eficiência para o seu local.
Placa de Advertência
É obrigatório a colocação de placas de advertência em todos os locais que possuam cercas elétricas em seus arredores, já que estes são responsáveis por sinalizar um risco iminente existente no local. Além disso, a distância de uma placa de sinalização para outra fica a cargo da regulamentação de cada município, mas é importante, de qualquer maneira, deixar todas sempre muito bem visíveis para evitar possíveis transtornos.
Além destas regulamentações, ainda há a outras como, por exemplo, o fato de só se poder energizar fio liso, uma altura mínima de 1,80 metros do primeiro fio energizado e, também, uma inclinação específica em relação aos vizinhos.
Temos as melhores cercas do mercado
Esperamos ter lhe ajudado a tirar algumas dúvidas referentes a este equipamento de segurança repleto de regulamentações necessárias. Se você quer garantir a segurança da sua propriedade, é só entrar em contato agora mesmo com a Lionfy, faça um orçamento.