
Sabemos que condomínios são locais frequentados por diversas pessoas a cada dia. Além dos moradores, muitos outros entram e saem. É por isso que é importante o controle de acesso, para evitar que pessoas não autorizadas entrem. Quer saber como este sistema funciona? Vamos te explicar.
O que é controle de acesso?
O controle de acesso é o cuidado com o fluxo de entrada e saída de moradores, visitantes, funcionários, prestadores de serviço e de veículos em um condomínio. Isso pode ser feito da maneira clássica, com um porteiro fazendo a autorização da entrada ou então através do sistema automatizado, com a portaria remota.
A tecnologia evoluiu para este lado também. Com a portaria remota é possível economizar nos custos e otimizar o serviço, que passa a ser feito por meio de uma central de monitoramento, acionada a distância. Esse sistema vem sendo adotado por condomínios de todo o país, já que é seguro e mais difícil de burlar.
Entenda como funciona esse sistema
A portaria remota conta com uma central de monitoramento, que realiza a vigilância de toda a estrutura. Assim que o interfone for acionado, os atendentes receberam as imagens e o áudio capturados pelas câmeras de segurança, logo o visitante poderá ser identificado. A central fará o contato com o morador solicitado e este fará a autorização ou não.
O mecanismo funciona basicamente desta forma, podendo sofrer alterações de acordo com o condomínio a ser instalado.
E a situação dos moradores?
Os moradores podem ficar tranquilos. O acesso deles é livre, com a apresentação de uma TAG de entrada. O mesmo vale para a entrada e saída dos veículos, com controles que possuem tecnologia avançada e não podem ser clonados. Caso um destes equipamentos seja perdido, é importante avisar a empresa para fazer o bloqueio.
A importância do interfone
O controle de acesso do condomínio poderá contar com interfones, que fazem ligações para os apartamentos ou residências. Dependendo do sistema instalado, o morador conseguirá fazer a autorização de entrada por meio do interfone. Eles servem ainda para a comunicação entre um condômino e outro. Existem modelos digitais e analógicos.
Vale a pena investir em portaria remota?
Custará caro para os moradores do condomínio a manutenção de profissionais por 24 horas na portaria. O sistema remoto é mais barato, já que a empresa contratada fará vários atendimentos ao mesmo tempo. É uma solução interessante e o melhor a fazer é analisar a situação. Contatar uma empresa que presta esse serviço pode ser uma boa ideia.
Uma empresa ligada na segurança
Ter profissionais gabaritados para as funções que irão ocupar e trabalhar com equipamentos de qualidade são quesitos importantes a serem levados em consideração na escolha da empresa.
A Lionfy tem estes requisitos e segue os padrões apresentados no acima. Temos experiências em empresas e condomínios, dos mais variados tamanhos. Você pode solicitar um orçamento e conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho.